domingo, 26 de maio de 2013

Escrita Reinventada


A linguagem oral foi a primeira forma de comunicação a ser desenvolvida, ela é o principal meio de interação entre os humanos; depois surgiram as letras que são símbolos que registram o que é falado, e a pontuação, que dá entonação. O linguista americano, John McWorther, afirma que as recentes inovações que a forma de escrever vem sofrendo são positivas. McWorther explica que devido aos SMS e ao surgimento da internet pode-se conversar com outras pessoas em tempo real através da escrita, o que possibilitou a utilização de abreviações sem muitas preocupações com a pontuação. Constituem avanços, uma vez que tornam o diálogo mais rápido. O linguista não reclama do empobrecimento da linguagem e diz que não estamos desaprendendo a escrever, e sim, usando a mais radical invenção dos seres humanos, desde o surgimento da escrita. O professor defende essa ideia em 11 livros e é um dos raros linguistas que veem de maneira positiva essas inovações.
(Linguista Americano Jonh McWorther_Foto do site Revista Galileu)    


 Texto de Marina Maia, 8ºano 1

terça-feira, 14 de maio de 2013

Foto vencedora de prêmio internacional é montagem

A foto vencedora do prêmio World Press Photo , um dos mais prêmios de foto jornalismo do mundo, poderia ser uma montagem,afirma um especialista que analisou a foto
A foto retrata um funeral coletivo de crianças em Gaza, que foi montada a partir de três arquivos diferentes e também houve interferências para iluminar os rostos das pessoas para que a imagem fique mais dramática.
O especialista que analisou a foto mostrou alguns vestígios de Photoshop
O que também chama atenção dos especialistas é a incidência da luz.
Defesa: Paul Hansen negou as acusações falando ao site noticioso news.com. au. “Na tonalização e balanceamento posterior das luzes irregulares que incidiam no beco, trabalhei o arquivo raw com densidade diferente para usar a luz natural em vez de ferramentas de edição”. Com a intenção de recriar o que o olho vê e conseguir um maior alcance dinâmico. Em poucas palavras, é o mesmo arquivo.

 World Press Photo, disse:  "Não tem motivos para duvidar da explicação dada por Hansen". No entanto, com a intenção de acabar com a polêmica, o prêmio vai, "com total cooperação de Paul Hansen", submeter a imagem à análise de dois especialistas independentes para uma investigação forense do arquivo. "Os resultados serão anunciados assim que disponíveis"
Imagem do sueco Paul Hansen mostra funeral de crianças de dois e três anos, mortas quando suas casas foram destruídas em território palestino; especialista aponta uma possível montagem (Foto: AP/Paul Hansen/Dagens Nyheter)Texto de : Isabella Lima 8° ano 1